sábado, 19 de julho de 2014

Notícias de Moçambique - Missionário Luciano Azevedo

Eleições na Igreja Presbiteriana de Moçambique


O primeiro semestre de 2014 foi marcado pelos preparativos para a reunião do Sínodo da IPM (equivalente ao nosso Supremo Concílio), quando se realizam eleições para compor as mesas que conduzirão a igreja nos próximos cinco anos! Temos acompanhado com alguma expectativa essas eleições e esperamos que a nova liderança continue comprometida com o fortalecimento da parceria existente com a IPB. Boa parte de nosso trabalho depende de uma boa harmonia nessa parceria! 

Finalmente, no dia 12/Julho, foram eleitos os novos membros do Sínodo da IPM (Mesa Diretora) e Conselho Sinodal (Mesa Executiva). O Rev. Ernesto Langa foi reeleito para Presidente do Sínodo e o Rev. Obede Baloi foi eleito como novo presidente do Conselho Sinodal. O Rev. Obede vinha exercendo a função de diretor da Escola de Teologia, o que significa que nos próximos dias conheceremos um novo diretor para nossa escola, uma vez que ele não poderá conciliar os dois cargos.

Continuem em oração, de forma que Deus continue a revelar aqueles a quem ele já tem escolhido para liderar os trabalhos nessa igreja. Não esqueçam de colocar em vossa agenda de oração os nomes dos pastores acima mencionados! Orem que Deus use esses novos líderes de forma poderosa desse país, de forma a glorificar Seu santo nome!

Curso de Evangelização na Igreja Pesb. da Matola

Uma das maiores necessidades na Igreja Presbiteriana de Moçambique, ao nível do trabalho nas igrejas locais, é quanto ao treinamento na área da evangelização. Há uma concepção errada por alguns de que evangelização consiste exclusivamente num programa da igreja! Para outros, o evangelismo foi reduzido à tarefa de visita aos enfermos (o que faz parte, claro, mas não só!).

Atendendo a uma solicitação da liderança da Igreja Presbiteriana da Matola, demos início a um treinamento para a Comissão de Evangelização. O treinamento inclui a capacitação para o evangelismo pessoal, mas o alvo principal é transmitir a visão bíblica da tarefa de evangelização como um pressuposto básico na vida cristã, mediante o testemunho em palavras e atitudes. Isso passa pela compreensão de que, como Igreja de Cristo, temos uma responsabilidade missionária de pregar a mensagem de salvação numa sociedade condenada e corrompida pelo pecado. 

Temos nos reunido semanalmente para esse estudo numa primeira fase e, posteriormente, passaremos a realizar visitas evangelísticas com os alunos para a aplicação prática do método de evangelização pessoal que estamos transmitindo. Orem para que Deus nos dê sabedoria e êxito nessa capacitação. Orem que Deus seja glorificado através do testemunho desses alunos. Na foto anterior, vemos uma reunião do Consistório local (Conselho) da I.P. da Matola, onde tenho colaborado e onde temos realizado essa capacitação. 

“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.” Isaías 26:3

Casa Koinonia

O último trimestre foi repleto de desafios quando ao trabalho junto à Casa Koinonia. Nossas irmãs Evangeline e Juanita, responsáveis pela Casa por anos, retornaram aos EUA pra um período de férias. Na verdade, as duas já se preparam para a aposentadoria (merecida) e, embora Evangeline ainda retorne a Moçambique em Julho, deverá ficar por um curto período. 

Só para recordar, a CK é uma associação que trabalha provendo acomodação para obreiros (missionários, pastores, grupos missionários de curto prazo, etc.) em transito por Maputo. Tenho feito parte da direção dessa associação, vivido e colaborado com esse ministério de forma paralela ao meu trabalho junto à IPM. De modo especial, tenho estado envolvido nesse momento de transição, em que novas pessoas deverão assumir a direção da CK até o início do próximo ano.

Tem sido um privilégio para mim viver aqui e contribuir com esse trabalho tão útil para a obra missionária nesse país. Normalmente, as pessoas conhecem a CK como “Oasis para missionários”, pois muitos se hospedam conosco para descanso também. Orem por esse ministério e por meu trabalho junto à CK. 

Expansão da Escola de Teologia do Khovo

Os irmãos já têm acompanhado em oração esse processo e sabem de nossa necessidade urgente por espaço para as aulas. Temos agora quase trinta alunos e o número só não pode aumentar por não contarmos com a infraestrutura mínima para acomodar mais alunos.

A APMT fez uma oferta para que contratássemos um engenheiro para elaboração de um projeto de expansão da escola. Esse projeto já está pronto e entregue (foto). Parece pouco, considerando que não contamos ainda com nenhum valor para a construção em si, mas creio ser um passo importante para que possamos contatar possíveis doadores com um projeto claro, que inclui estimativas de custo, daquilo que queremos fazer. No total, precisaremos de cerca de R$200.000,00 para a expansão da Escola de Teologia do Khovo.

O projeto inclui a construção de duas novas salas de aula, uma biblioteca, salas para secretaria e direção, além da renovação das duas salas e banheiros já existentes. Estamos esperando em Deus! A IPM é uma igreja relativamente grande, mas com tão poucos obreiros devidamente treinados! Conto com vossas orações para que esse projeto se concretize!

Escola de Teologia do Khovo

Continuamos pedindo  orações em favor de nossa pequena escola teológica.
A necessidade de treinamento dos anciãos e obreiros leigos em nossa igreja é imensa! Devido ao reduzido número de obreiros oficiais (pastores, evangelistas e instrutores) na IPM, o obreiro leigo ocupa uma posição de extrema importância no que diz respeito ao ensino da Bíblia ao nível das igrejas locais e congregações. Boa parte do trabalho de ensinar e pastorear o rebanho da IPM acaba por ficar a cargo desses obreiros em nossa igreja.

Na Escola de Teologia do Khovo temos as mais diversas profissões: médicos, enfermeiros, professores, policiais, juristas, faxineiros, vendedores, donas de casa, aposentados, etc. Além de fortalecerem o trabalho na igreja, nossos alunos estão também inseridos nos mais diversos setores da sociedade, onde encontram um campo vasto para a pregação do Evangelho!

Continuem orando por nossos alunos e por nosso desafio de desenvolver essa escola e, através dela, semear a semente do Evangelho em Moçambique.

Obrigado pelo fiel apoio para que nosso trabalho continue!

Luciano de Azevedo – Moçambique
(luciano@ipb.org.br). 



Nenhum comentário: