segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Notícias de Outubro


Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância. Efésios 1:22 e 23

Cape Town, Outubro de 2011

Primeiramente agradecemos suas orações e resposta em nos ajudar a atender em situação emergencial no caso do agravamento do estado de saúde emocional da Iolanda.  Pela graça de Deus sua recuperação está acontecendo aos poucos. Nesse momento está no processo de redução da medicação usada para atacar no momento das crises. Até final de novembro já deverá ter finalizado a retirada de dois dos quatro medicamentos. Deverá continuar com outros dois por mais algum tempo e depois iniciar um programa de retirada de um deles. O alvo é ficar apenas com um até um dia poder retirar totalmente, se ela e os profissionais que a acompanham assim entenderem.

As terapias com Dr. John Stanton Freeth tem sido de fundamental importância nesse processo. Através delas descobrimos que Iolanda sofre de uma desordem chamada SAD (Desordem da Ansiedade da Separação) cuja origem remonta à sua infância. Em meio a essa situação algo que tem chamado nossa atenção, ou seja, a grande quantidade de cartas e mensagens de pessoas se solidarizando com a situação da Iolanda. Temos percebido que a liberdade da Iolanda em compartilhar sua situação abertamente, livre de preconceitos, tem servido de encorajamento para muitas pessoas que passam pela mesma situação ou até piores. Há pessoas que literalmente agradecem o fato de compartilharmos nossas lutas nessa área, pois ao fazermos isso estamos nos identificando com elas. Deus tem propósitos mesmo naquilo que não Lhe pedimos, não entendemos e nem queremos.
Dia 18 de setembro completei 50 anos. Nossos colegas e amigos nos deram (a mim e a Iolanda) duas noites num Hotel Fazenda no deserto do Karoo, a 230 km de Cape Town. Foi muito bom descansar um pouco e fazer o que gosto, que é estar em contato direto com a natureza. Aproveitei para fazer algumas fotos de flores nativas do deserto do Karoo que nesta época do ano é um espetáculo à parte.

Nossos filhos estão bem, graças a Deus. Estamos na expectativa do retorno do Philipe da China, previsto para dia 06/11/2011. Somos imensamente gratos a Deus pelo apoio que recebeu de nossa colega missionária, Evânia. Estamos ansiosos pela chegada dele para matar a saudade, ouvir suas histórias e começar os preparativos para a Universidade. Leonardo está se dedicando à bateria de exames finais que deve durar até final de novembro. Também está aplicando para Universidade no próximo ano. Guilherme segue firme no trabalho e bem mais motivado. Auxilia na igreja em algumas áreas, principalmente tocando bateria no louvor.

No dia 15 de agosto recebemos uma notícia muito triste e outra um tanto desagradável. A notícia triste foi sobre o falecimento de Nininha, uma prima muito querida da Iolanda. Era uma pessoa amável, crente fiel e dedicada nas coisas de Deus. Casada e mãe de dois filhos, membros da Igreja Presbiteriana do Setor Universitário em Goiânia. Ainda estamos superando a saudade. A notícia desagradável foi a de que precisávamos encontrar outra casa, pois a que moramos desde janeiro de 2007 seria colocada a venda. Depois de muita procura, pela graça de Deus encontramos uma perto de onde moramos e não muito distante do nosso orçamento que nos foi confirmada hoje. Dia 01/11/11 estaremos mudando, se Deus permitir.

Estamos contentes de ver a Escola Bíblica Dominical da KCPC (Igreja Presbiteriana da Comunidade do Kenilworth) em pleno funcionamento e as pessoas se beneficiando do ensino. A freqüência tem sido boa e o número de crianças na igreja só aumenta. Agora, além das 4 classes para adultos, já existem 3 classes para crianças. Há muito chão a caminhar ainda, mas cremos que Deus está conduzindo as coisas dentro do seu propósito.

Nesse momento estamos revisando e reescrevendo o projeto C-Step, buscando maior participação da igreja do Kenilworth em sua gerência, uma vez que se trata de um projeto da APMT em pareceria com a Igreja, para a comunidade. Temos dado mais atenção a famílias de refugiados em situação de crise. Quatro crianças continuam tendo suas necessidades escolares atendidas integralmente. Concluímos mais um curso na área de inclusão digital e decidimos que outros serão oferecidos só a partir de 2012 em parte porque precisamos gastar mais tempo com reuniões para reestruturação do projeto, sem contar que precisamos preparar nossa mudança de casa e a Silvia se organizando para retornar ao Brasil para um mês. Alunos de digitação, no entanto, continuarão sendo atendidos. Mais um curso de costura de 8 semanas acaba de iniciar. O curso de pintura em tecido foi interrompido em função do tratamento da Iolanda. Deverá retomar no início do próximo ano.

Quanto aos trabalhos da Base Sul da África, devemos ir a Moçambique até final desse ano. Dia 26/11/11 teremos nosso primeiro seminário organizado para os missionários que estiverem na cidade do Cabo, no qual será abordado tema a saúde emocional, cuidados que se deve ter.

A seguir, motivos para nos acompanhar em suas orações:
Motivos de louvor
  • Pelo cuidado de Deus nos momentos críticos pelos quais Iolanda tem passado nos últimos meses e pela APMT, pessoas e igrejas que Deus tem usado para nos ajudar para nos oferecer apoio;
  • Pelas oportunidades de serviço, aprendizado e crescimento pessoal do Philipe na China;
  • Pelo bom desempenho do Guilherme no trabalho e seu envolvimento com a Igreja;
  • Pela superação do Leonardo nos estudos;
  • Por termos achado outra casa na vizinhança onde moramos;
  • Pelos 50 anos de vida que Deus me deu.

Pedidos de oração
  • Por definição quanto aos estudos do Leonardo e Philipe em 2012. Pelas respostas das universidades e recursos financeiros para custeá-los;
  • Por minha viagem a Moçambique e encontro com lideranças presbiterianas ali;
  • Pela continuação no tratamento da Iolanda;
  • Pelo Primeiro Seminário sobre Saúde Emocional de Missionários;
  • Pela nossa mudança dia 01/11/11.

Seus, por causa de Cristo,

Rev. Gessé Almeida Rios (pela família)

Nenhum comentário: