domingo, 29 de junho de 2008

Parabéns Madiba!

Apesar dos recentes acontecimentos no país envolvendo ataques a imigrantes, a África do Sul tem vivido momentos de celebração. Aliás, arrisco-me a dizer que o mundo está celebrando mais um aniversário de uma das grandes personalidades humanas que nossa história conhecu - Dr. Nelson Rolihlahla Mandela, ou simplesmente Madiba.

Dia 18 de julho estará completando 90 anos. Admirado por muitos, incompreendido por alguns, Mandela continua sendo uma influência positiva na vida da nação, na vida de personalidades como o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, a apresentadora de TV Oprah Winfrey, o cantor Bono, e na vida de muitas pessoas comuns.

A questão é: onde o Mandela se inspirou? Qual foi a fonte que o forjou para fazer dele o homem que é, reconhecido e amado por negros e brancos, por ricos e pobres, por jovens, crinaças e adultos? Não sabemos precisamente onde. De acordo com ele mesmo, foi fortemente influenciado pela sua cultura e tradições tribais. Certamente, não deixa de ser verdade. No entanto, entendo que a fé cristã com a imensa riqueza dos valores que ensina, vivida no contexto cultural de sua tribo no período de sua infância foi determinante para fazer dele o Nelson Mandela que chonecemos hoje.

Deus abençou a África do Sul através desse homem e de tantos outros anonimos que se uniram a ele para trazer um fim ao demoníaco sistema opressivo do Apartheid. Sua perseverança e determinação na concretização do sonho de ver um fim para aquele sistema realmente não podem ser ignorados. Sem dúvidas, um legado um grande legado para a humanidade em suas futuras gerações.

Parabéns Madiba! Parabéns!


Nenhum comentário: